segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Governo inglês quer convencer pessoas a trabalharem de casa


Com o apoio da Microsoft, programa visa reduzir as emissões de carbono. "A situação está ficando insustentável ambientalmente”, afirma ministro.

O ministro dos transportes do Reino Unido, Norman Baker, anunciou na sexta-feira (18/11) um novo programa do governo, denominado “Anywhere Working” (Trabalhando em qualquer lugar). A iniciativa visa incentivar empresas a adotarem jornadas flexíveis de trabalho e, se possível, reduzir os deslocamentos de seus funcionários.
O projeto já conta com o apoio de empresas e organizações de porte, como a Microsoft, a Vodafone e a Bussiness in the Community. Elas fornecerão dicas para a adoção de transportes alternativos e oferecerão treinamento em tecnologias que facilitem o trabalho de casa, como computação em nuvem e vídeo conferências, além de permitir que outras companhias participem dos seminários.
“O transporte é a atividade que mais tem emitido carbono na atmosfera” afirmou Baker, em conferência realizada em Londres. “Temos de fazer alguma coisa. A situação está ficando insustentável tanto economicamente quanto ambientalmente”.
O governo inglês pretende também inaugurar um portal exclusivo para o programa. A expectativa é que seja aberto em janeiro e ofereça às empresas sugestões e estudos para que reduzam suas emissões a partir da adoção de práticas flexíveis de trabalho.
“As companhias precisam oferecer alternativas a empregados que não necessariamente precisam comparecer ao escritório todo dia”, disse o ministro. “O Anywhere Working fará com que as pessoas enxerguem recompensas onde antes só viam riscos”.
Home Working: Alternativa Eficiente de trabalho

A firma de advocacia Eversheds, por exemplo, economizou 1,3 milhões de euros (3,1 milhões de reais) em custos de viagens e reduziu 10% de suas emissões de carbono entre os anos de 2008 e 2010 graças à maior utilização de dispositivos móveis e à flexibilização da jornada de trabalho. Teleconferências passaram a ser frequentes para evitar deslocamentos.
Já na Microsoft, todos os funcionários têm acesso ao sistema de Comunicação Unificada (UC, na sigla em inglês) da empresa, o que, ainda por cima, lhes garante notebooks, fones de ouvido e webcams. A gigante diz já ter economizado 93 milhões de dólares (165 milhões de reais) e 17 mil toneladas de CO2.
“A tecnologia tem um importante papel para facilitar a comunicação totalmente integrada e a colaboração além das fronteiras, e pode reduzir significativamente os gastos com o negócio”, afirmou Gordon Frazer, diretor de gerenciamento da Microsoft no Reino Unido. A empresa acredita que sua suíte Office 365 incentivará não só as grandes companhias, mas também as pequenas a alterarem suas políticas de trabalho.
O ministro Baker declarou à Techworld  que o governo inglês está comprometido em seu objetivo de prover a 90% da população do país conexão à Internet de 25Mbps até 2015. Ele acredita que isso será essencial para convencer empresas a adotarem as sugestões do Anywhere Working, além de diminuir o desemprego na zona rural.
Fonte: Site IDG Now

Nenhum comentário: