quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Confira aqui as mudanças do novo sistema Android, o Ice Cream Sandwich

A versão 4.0 do sistema operacional móvel Android, conhecido pelo codinome Ice Cream Sandwich, foi anunciada oficialmente pela Google em um evento realizado nesta quinta-feira (19), em Hong Kong. Com o lançamento, o Android entra em uma nova fase de integração em dispositivos móveis, oferecendo um sistema remodelado e cada vez mais ajustado para os novos "super smartphones" e tablets, dos quais os fabricantes prometem lançar no mercado nos próximos meses.
Android Ice Cream Sandwich (Foto: Reprodução/Engadget)Home screen do Android Ice Cream Sandwich (Foto: Reprodução/Engadget)
Android Ice Cream Sandwich foi apresentado sob o hardware do novo Galaxy Nexus
O evento começou com J. K. Shin, presidente de operações da Samsung, falando da importância do Android, que hoje é o sistema operacional móvel número um do mundo; e de como a Samsung está envolvido nesse projeto. Logo depois apresentaram o primeiro smartphone com o sistema Ice Cream Sandwich do mercado, em uma versão que promete uma ótima experiência na nuvem, compatibilidade com a tecnologia LTE (4G) e melhores recursos de navegação nos tablets e nos smartphones.
Andy Rubin então subiu ao palco para falar especificamente do Android 4.0 Ice Cream Sandwich, enfatizando as propriedades e benefícios da nuvem na nova versão - uma vez que os novos smartphones trabalham o tempo todo conectados, e com a nova versão do Android isso não vai ser diferente. Com isso, o novo smartphone da empresa, o Galaxy Nexus, foi oficialmente apresentado aos jornalistas.
Depois da apresentação do novo Galaxy Nexus, o Ice Cream Sandwich recebeu a merecida atenção nos detalhes. Matias Duarte, o homem responsável pelo projeto Honeycomb, subiu ao palco e detalhou o quanto o sistema evoluiu até agora e em tão pouco tempo. Para ele, a "alma" do Android é representar aquilo que as pessoas são, e o que elas esperam de um sistema. "Hoje, as pessoas gostam do Android, querem o Android, e sabem como ele é poderoso. Mas, ainda assim, é difícil definir o que é o Android em sua essência", disse.
Android Ice Cream Sandwich (Foto: Reprodução/Engadget)Widgets e atalhos na home screen do Android Ice Cream Sandwich (Foto: Reprodução/Engadget)
Design e usabilidade do Android foram repensados no novo Ice Cream Sandwich
Duarte então definiu o novo projeto em três princípios básicos. O primeiro deles é que o Android deveria encantar com o seu design. No novo sistema, eles atualizaram as funções de papel de parede e as animações para bloqueio de tela. Os botões virtuais são mais atraentes, e o sistema se tornou mais simples e rápido no seu acesso pelo toque na tela. Os gestos para navegação nas telas de aplicativos se tornaram mínimos, sendo otimizados para adição de widgets, com uma navegação bem mais suave e prática.
Nas telas de exibição de aplicativos, a animação foi alterada. Quando você desliza de uma página para a outra (na tela de aplicativos instalados), um efeito de sobreposição passa a página de trás para a frente. Outra modificação feita é a organização de atalhos através de grupos, que podem ser combinados ao gosto do usuário. A interface lembra - de longe - o sistema de pastas do iOS, mas há uma diferença: se você desejar, pode deixar um ícone na barra de tarefas para representar o grupo recém criado.
Android Ice Cream Sandwich (Foto: Reprodução/Engadget)No Ice Cream Sandwich, não é necessário mais operar através dos botões físicos (Foto: Reprodução/Engadget)
O segundo conceito é o poder que o usuário tem no Android. O sistema possui uma nova interface para a lista de atividades no aparelho, agrupando tudo em forma de lista, como mensagens recebidas e enviadas, chamadas, dentre outros recursos. Em função, até lembra o Timescape, presente nos smartphones da Sony Ericsson.
O teclado também foi remodelado, e agora oferece múltiplas sugestões de palavras e novos modos de edição, e a interface, claro, também foi ligeiramente modificada. O aplicativo de envio de mensagens está mais simples, com um ar minimalista. Além disso, você pode redigir textos por meio do comando de voz, "ditando" toda a mensagem a ser enviada, incluindo pontuações e até comandos para smile faces.
Android Ice Cream Sandwich (Foto: Reprodução/Engadget)O Face Unlock desbloqueia o smartphone ao reconhecer seu dono pela câmera de videochamadas (Foto: Reprodução/Engadget)
Novos recursos do Android Ice Cream Sandwich mostram que evolução não foi apenas estética
O terceiro conceito apresentado foi o da segurança. O Ice Cream Sandwich ganhou um novo recurso chamado Face Unlock, que só desbloqueia o aparelho quando o seu proprietário estiver diante da câmera frontal. Curiosamente a função não funcionou com perfeição na demonstração do palco, mas vamos deixar isso de lado (por enquanto).
Android Ice Cream Sandwich (Foto: Reprodução/Engadget)O recurso não funcionou como esperado durante a apresentação do Ice Cream Sandwich (Foto: Reprodução/Engadget)
A seguir, foi apresentado o novo navegador de internet do sistema, que agora apresenta uma experiência muito próxima a dos navegadores de desktops. Dentre as novidades, os favoritos guardados no Android agora ficam sincronizados com os favoritos do desktop - os registros serão feitos por meio de sua conta Google.
O Gmail também foi remodelado, e conta agora com duas linhas de preview, oferecendo os comandos mais usados. Enviar respostas a múltiplos contatos ficou mais simples, e agora dá para navegar entre mensagens selecionadas. Nas buscas, ao digitar as primeiras letras do e-mail ele rapidamente exibirá os contatos associados à sequência dos nomes. Dentre outros vários recursos, merece atenção também as buscas de e-mails no modo offline.
O calendário também ganhou algumas mudanças, agora com um visual muito mais limpo e prático. Se você quiser ver os detalhes de suas atividades, é só você dar zoom in com o movimento de pinça na tela.
Android Ice Cream Sandwich (Foto: Reprodução/Engadget)Nova tela de notificações do Android Ice Cream Sandwich reúne redes sociais com recursos do telefone, como mensagens (Foto: Reprodução/Engadget)
Controle total dos recursos e aplicativos rodando no seu smartphone
O Ice Cream Sandwich oferece um controle mais prático dos recursos do smartphone, dando ao usuário uma ferramenta completa do que está sendo consumido pelos aplicativos, tanto em seu hardware como no gasto com dados. O usuário pode especificar o quanto de memória e de dados cada aplicativo deve consumir em uma seção.
Câmera tudo-em-um dá fim a alguns dos apps mais famosos da Android Market
Dentre os novos recursos de câmera, o primeiro a ser apresentado foi um dos principais destaques do iOS 5, para iGadgets: agora você acionar a câmera na tela de bloqueio do aparelho.
Uma vez registrada a foto, o usuário agora tem uma série de opções de envio: e-mail, redes sociais, comunidades online, todas elas devidamente identificadas por ícones. Basta selecionar e enviar. A câmera também é capaz de identificar automaticamente o sorriso de uma pessoa, e registra a imagem de forma autônoma.
Mas o que mais chama a atenção são os novos recursos de edição nativa. Além dos filtroshipsters, parecidos com os oferecidos no Vignette (e equivalentes), a câmera ganhou também nativamente o recurso Panorama, já conhecido em outros dispositivos. Outro detalhe é a galeria de imagens, mais simples e rápida, e agora com mais espaço para exibir múltiplas fotos com um tamanho maior, tirando aquele vazio da aplicação em si.
Nos recursos de vídeo, alguns prometem resultados bem interessantes, como o Camera Dig, que pode simular efeitos de passagem rápida de tempo, ou gravação em câmera lenta.
Android Ice Cream Sandwich (Foto: Reprodução)A câmera ganhou um visual novo, além de mais agilidade e recursos como Panorama e efeitos hipsters(Foto: Reprodução)
Contatos e redes sociais, finalmente juntos
Na busca por uma forma mais interativa e atraente de mostrar seus contatos no telefone, os desenvolvedores criaram o People App. O aplicativo apresenta na guia de detalhes dos seus contatos todos os tipos de comunicação com o usuário (telefone, Twitter, LinkedIn, e-mail, Facebook, etc), e em guias separadas você pode ver os álbuns de fotos, updates nas redes sociais, e várias outras atividades do seu amigo pela internet. Algo parecido com o que o Windows Phone 7 faz em seus smartphones com o Facebook, mas mais aprimorado.
Neste mesmo recurso, você pode optar pelo acesso detalhado aos dados dos seus amigos de uma forma mais direta, separados em guias que, quando acionados, exibem tudo (como a timeline do Facebook e do Twitter) de forma simples e direta.
Não menos importante, o voicemail permite que você deixe mensagens de voz ou de vídeo na conta Google de seu contato, caso ele tenha uma.
Android Ice Cream Sandwich (Foto: Reprodução/Engadget)Android Ice Cream Sandwich (Foto: Reprodução/Engadget)
Recurso de NFC mostra potencialidades maiores que a de pagamentos móveis
As aplicações do NFC no Ice Cream Sandwich encerraram a noite com chave de outro. Caso o usuário queira compartilhar conteúdos como páginas de internet, ou o posicionamento de mapas, basta encostar as costas dos dois aparelhos e, em questão de segundos, o conteúdo é compartilhado. Não há mensagens de confirmação nem nada irritante no meio. O sistema funciona também para indicações de aplicativos no Android Market, interação com jogos e aplicativos de terceiros. Agora só depende dos desenvolvedores de apps.
O Galaxy Nexus é o primeiro smartphone a contar com o Ice Cream Sandwich. O kit de desenvolvimento para o novo sistema já está disponível para os desenvolvedores em www.android.com. Sabe-se que ele chega em novembro, mas quando vai chegar no seu smartphone já é outra história.
Fonte: Site TechTudo 

Nenhum comentário: