quarta-feira, 20 de julho de 2011

Lenovo toma lugar da Acer e ameaça Dell no mercado de PCs

Empresa chinesa obteve alta de 22,9% no segundo trimestre. Ocupa agora a terceira posição no ranking, atrás da HP e da Dell que não ultrapassaram os 3%.

imagem: (ilustração Bluetech)

A Lenovo tornou-se a terceira maior fabricante de computadores do mundo e assume agora o lugar que até o começo deste ano pertencia à Acer. De acordo com a consultoria IDC, a fabricante, além de subir posições no ranking, está próxima de ultrapassar a Dell. Com isso, ela ficará apenas atrás da HP.
Segundo a IDC, a companhia chinesa beneficiou-se do estável crescimento econômico da região Ásia Pacífico, que inclui países como China e Índia, além da expansão dos canais de distribuição. A Acer, por outro lado, caiu após a demissão, em março, do CEO, Gianfranco Lanci, por causa da má gestão em mercados importantes como Europa e Oriente Médio.
As vendas da Lenovo registraram incremento de 22,9% no segundo trimestre de 2011 - considerado bom índice já que crescimento no mercado global de PCs é tímido, em razão, segundo especialistas, da alta na comercialização dos tablets. No período, a venda de computadores sofreu alta de 2,6% em relação ao ano passado, totalizando 84,4 milhões de unidades distribuídas.
A demanda por PCs tem caído nos Estados Unidos e na Europa Ocidental, à medida que o interesse por netbooks diminui. Por outro lado, na Ásia Pacífico o incremento foi de 12%. “A atualização de equipamentos e as tradicionais promoções de segundo semestre deverão acelerar o crescimento, principalmente quando comparado aos baixos índices de 2010, ano difícil para a economia como um todo”, avalia Jay Chou, analista da IDC.
A Lenovo distribuiu 10,3 milhões de computadores no segundo trimestre, ante 9,2 milhões da Acer – queda de 10,1%. Agora, a fabricante chinesa possui 12,2% do mercado, aproximando-se da Dell, que comercializou 10,9 milhões de equipamentos (12,9%). O crescimento tanto desta quanto da líder do setor, a HP – que vendeu 15,2 milhões de PCs (18,1%) – foi inferior ao da rival asiática: 2,8% e 3%, respectivamente.
Fonte: computerworld site

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