quarta-feira, 27 de julho de 2011

Entenda o que são os 'QR Codes', códigos lidos pelos celulares


Acesse nosso site usando o qr code acima

Cada vez mais presente em ações de marketing, os QR Codes ainda se parecem mais com um enigma do que com um meio de transmitir rapidamente informações a dispositivos móveis. Mas o que é, afinal, um QR Code?
É um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, um link e/ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site.
Esse tipo de codificação permite que possam ser armazenada uma quantidade significativa de caracteres:
Numéricos: 7.089
Alfa-numérico: 4.296
Binário (8 bits): 2.953
Kanji/Kana (alfabeto japonês): 1.817
Inicialmente criado pela empresa japonesa Denso-Wave em 1994 para identificar peças na indústria automobilística, desde 2003 é usado para adicionar dados a telefones celulares através da câmera fotográfica. Os “QR Codes” estão sendo usados em muitas revistas, campanhas publicitárias e até em games, como o Homefront para divulgação de mensagens e dicas do jogo.

A banda Pet Shop Boys, no clipe da música “Integral” utilizou inúmeros QR Codes com links para diferentes sites. No Brasil, o Metrô de São Paulo adotou o uso do QR Code para disponibilizar aos seu usuários o acesso mais rápido ao conteúdo do site do Metrô na sua versão mobile.
Embora pareça ter sido “desvirtuado” de sua concepção inicial, o QR Code também pode ser usado como uma maneira eficiente de adicionar dados num formato de cartão de visita em aparelhos celulares. Para criar o seu próprio QR Code, existem programas que podem ser instalados no PC ou podem ser gerados por serviços gratuitos disponibilizados em sites. Acessando o site, é possível criar um QR Code personalizado.
Selecione o tipo de mensagem que será codificada.


No exemplo, a opção foi feita pela mensagem de texto. Nessa opção serão codificadas mensagens de até 250 caracteres. Após digitar o texto da mensagem, clique no botão “Generate”. A imagem contendo o QR Code pode ser baixada ou ter o seu link disponibilizado para ser publicado em sites e blogs.

Para que o código possa ser escaneado, é preciso contar com um aparelho celular que possua câmera digital e um software de leitura para QR Code. Neste site está disponível uma lista aplicativos que podem ser baixados e instalados em diferentes modelos de aparelhos celulares.
Para usuários de iPhone, pode ser baixado gratuitamente na App Store o aplicativo Qrafter. Usuários do Android podem buscar o aplicativo QR Droid na Android Market. Já os usuários de Blackberry podem instalar o Blackberry QR-Code Reader.
O procedimento de leitura de um QR Code é simples. Execute o aplicativo instalado no seu celular, posicione a câmera digital de maneira que o código seja escaneado. Em instantes, o programa irá exibir o conteúdo decodificado ou irá redirecioná-lo para o site do link que estava no código.
Vale salientar que, em situações que necessitem visualizar o conteúdo em algum site, o aparelho celular deverá contar também com funcionalidade de navegação e com um plano de dados.
Fonte: G1 (portal globo.com)

Faça ligações de graça usando sua conexão 3g ou wireless, para Android ou Iphone, clique e aproveite!

Viber para iPhone e Android (Foto: Arte/TechTudo)

Ninguém concorda com os preços absurdos das ligações telefônicas, tanto nacionais como internacionais. Mas, e se você pudesse fazer ligações de graça no iPhone ouAndroid, utilizando a conexão de internet dos aparelhos?
Com o aplicativo Viber, você pode se comunicar via VoiP gratuitamente e com uma excelente qualidade de voz em aparelhos com sistema operacional Android ou iOS.
O aplicativo funciona tanto no 3G quanto Wi-Fi, mas a vantagem é que ele associa o seu número de telefone à conta Viber e dispensa a criação de um login ou uma senha. Além disso, também é possível encontrar em sua agenda outros usuários que utilizem o Viber. Gostou? Então acompanhe os passos abaixo:
Passo 1. Busque e instale o aplicativo Viber para Android ou iPhone;
Passo 2. Após instalação, abra o aplicativo e clique em “continue”. Depois, clique em “OK para permitir acesso aos seus contatos;
Crie sua conta Viber
Passo 3. Digite seu número de telefone com DDD e clique em “Continue”. Aguarde o SMS com o seu código;
Passo 4. Em seguida, o app apresentará um menu superior, com as opções: “Viber”, “All” e “Favorites”. Clique em “Viber” para acessar os seus contatos que possuem o aplicativo;
Tela de ligação (Foto: Divulgação)

Ligue ou mande SMS gratuitamente para os seus amigos
Passo 5. Para discar ou mandar mensagem gratuitamente para um amigo que possua o Viber, clique sobre ele. Em seguida, escolha entre “Free call” para ligar e “Free message” para enviar uma SMS;
Convide seus amigos para participar
Passo 6. Clique em “All” para visualizar toda a sua agenda de contatos. Clique em qualquer contato, depois em “Invite to viber” para convidá-lo a participar do serviço;
Passo 7. Em “Favorites” você encontra todos os contatos favoritos adicionados por você na sua agenda. Clique neles para convidá-los a participar;
Passo 8. O aplicativo possui uma interface simples com funcionalidades do seu discador nativo do smartphone. Na opção “Recents”, você encontra as últimas ligações recebidas e efetuadas. Já na opção “Keypad” você utiliza o teclado alfanumérico para realizar suas ligações;
Passo 9. Na opção “Messages” você visualiza as mensagens enviadas e recebidas através do aplicativo. Em “More” você encontra opções para compartilhar o aplicativo com o Facebook e Twitter.
Observação: o app Viber - Free Phone Calls pode ser utilizado para comuicação entre aparelhos com sistemas operacionais diferentes (Android e iOS), desde que ambos possuam o aplicativo instalado.
Confira o vídeo abaixo e veja como o Viber funciona:



qrcode
Usuário Android: use seu qr code reader para baixar direto usando o qr code acima.


obs: dúvidas sobre o que é qr code? clique aqui e saiba mais sobre essa tecnologia!
Fonte: Techtudo


segunda-feira, 25 de julho de 2011

Conheça os novos modelos de pagamento que ocuparão o mercado nos próximos anos


Ao efetuar uma compra em uma loja, você escolhe - após muito custo - o produto desejado, prova, verifica outros, até definir o grande escolhido. Este seria o processo mais chato de todos se não contassemos com o grande gargalo das compras: a hora do pagamento e suas respectivas filas. Hoje, o pagamento não implica apenas na saída de um 'suado' dinheiro do seu bolso, mas também em um oneroso processo - algumas vezes até burocrático - para sair da loja com um produto que você possa chamar de seu.
Apesar de todas as facilidades oferecidas nos meios de pagamentos atuais, com os cartões de crédito, boletos bancários, carnês, e os sistemas de pagamento virtual, como o PayPal, em breve a sua visão sobre eles será uma mera lembrança em preto-e-branco, e isso acontecerá porque já existem novos meios de pagamento invadindo o mercado.
NFC é a tecnologia de transmissão de dados por aproximação. (Foto: Divulgação)
Imagine poder pagar suas contas pela sua própria conta do Twitter, ou fazer compras em uma loja e debitar o dinheiro por meio de um identificador único que não necessita de assinaturas ou senhas? Apesar de parecer um enredo de filme de ficção, este é o futuro dos meios de pagamentos. E se pararmos um pouquinho para analisar, podemos notar que esse futuro não está tão distante assim.
Pagamentos em redes sociais
Os sistemas de pagamentos digitais pela web existentes atualmente, como o PayPal, e oPagSeguro, são grandes agregadores de meios de pagamento, onde o seu dinheiro é enviado para estas operadoras e elas se encarregam de pagar o vendedor.
Estas plataformas são proprietárias e acopladas às próprias lojas virtuais, que adquirem o serviço destas operadoras e oferecem as opções de pagamento fornecidas por eles, porém isso implica em um cadastro prévio na loja virtual, ou no próprio serviço de pagamentos.
Uma alternativa que em breve surgirá para isso é o de utilizar a sua própria conta das redes sociais, onde, a partir do seu login em redes como o Twitter ou o Facebook, você poderá efetuar o pagamento nestas plataformas citadas ou em outras.
Esta é a aposta do MercadoPago, plataforma de pagamentos do portal Mercado Livre, que procura alternativas aos meios de pagamento pelas redes sociais. Oferecendo um serviço de compras baseado em redes como o Orkut, Twitter e o Facebook, o serviço poderá fornecer ao lojista virtual a opção de incluir no seu site botões do tipo “Pagar com Orkut” e “Pagar com Facebook”.
Cielo Mobile (Foto: Divulgação)
Celulares leitores de cartão
Por quê não utilizar o seu próprio smartphone como máquina para pagamento de cartões? A empresa Square, criada pelos fundadores do Twitter, pretende fornecer à pessoas físicas ou jurídicas aplicativos que permitem o pagamento de valores a partir de dispositivos com iOS (iPad, iPhone), o sistema operacional de pequenos aparelhos da Apple; ou com Android, o sistema para celulares do Google.
Aqui no Brasil a Cielo já tem um aplicativo semelhante, podendo ser utilizado por profissionais liberais, como dentistas e psicólogos, para o recebimento de suas consultas.

Dispositivos específicos
Desde 2004, um consórcio de empresas de tecnologia e de pagamentos desenvolveu a NFC (sigla para "Near Field Communication"). O sistema consiste em um chip que é acoplado à dispositivos móveis e pulseiras, tornando estes objetos capazes de se comunicarem com outros dispositivos de cobranças - mais ou menos seguindo o mesmo princípio dos cartões eletrônicos usados no transporte público.
Com dispositivos equipados com esta tecnologia você poderá pagar seu ingresso de futebol automaticamente, apenas aproximando o seu celular, por exemplo, da catraca do estádio.
Chip identificador
Algumas empresas já fizeram iniciativas neste sentido, onde os usuários de um determinado serviço teriam um microchip identificador que serviria como um documento universal. ASpeedpass, empresa americana ligada ao setor de combustível, por exemplo, já possui um chaveiro capaz de debitar valores a partir de bombas de combustível e lanchonetes conveniadas ao sistema.
O modelo desenvolvido pela Speedpass é semelhante ao NFC, cujo pagamento pode ser efetuado pela aproximação do aparelho (Foto: Divulgação)
Este chip se comunicaria por rádio-frequência, e conteria todas as informações do seu usuário, incluindo os documentos e os seus dados financeiros, dando-lhe a capacidade de debitar dinheiro de sua conta a partir de compras feitas em empresas filiadas a este novo serviço.

Mas se você pensa que isso tudo está muito distante e que é algo muito futurista, preste mais atenção à sua volta, pois muitos destes serviços já estão disponíveis em alguns locais e estão cada vez mais próximos do seu próprio dia-a-dia.
Enquanto você estiver na fila do banco, esperando para ser atendido para pagar as suas contas, lembre-se de que falta pouco para iso acabar. Em poucos anos já estaremos pagando nossas contas com o nosso "chip", ou com a conta do Facebook.Pelo celular, pelo menos, isso já é possível.
Fonte: Techtudo

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Lenovo toma lugar da Acer e ameaça Dell no mercado de PCs

Empresa chinesa obteve alta de 22,9% no segundo trimestre. Ocupa agora a terceira posição no ranking, atrás da HP e da Dell que não ultrapassaram os 3%.

imagem: (ilustração Bluetech)

A Lenovo tornou-se a terceira maior fabricante de computadores do mundo e assume agora o lugar que até o começo deste ano pertencia à Acer. De acordo com a consultoria IDC, a fabricante, além de subir posições no ranking, está próxima de ultrapassar a Dell. Com isso, ela ficará apenas atrás da HP.
Segundo a IDC, a companhia chinesa beneficiou-se do estável crescimento econômico da região Ásia Pacífico, que inclui países como China e Índia, além da expansão dos canais de distribuição. A Acer, por outro lado, caiu após a demissão, em março, do CEO, Gianfranco Lanci, por causa da má gestão em mercados importantes como Europa e Oriente Médio.
As vendas da Lenovo registraram incremento de 22,9% no segundo trimestre de 2011 - considerado bom índice já que crescimento no mercado global de PCs é tímido, em razão, segundo especialistas, da alta na comercialização dos tablets. No período, a venda de computadores sofreu alta de 2,6% em relação ao ano passado, totalizando 84,4 milhões de unidades distribuídas.
A demanda por PCs tem caído nos Estados Unidos e na Europa Ocidental, à medida que o interesse por netbooks diminui. Por outro lado, na Ásia Pacífico o incremento foi de 12%. “A atualização de equipamentos e as tradicionais promoções de segundo semestre deverão acelerar o crescimento, principalmente quando comparado aos baixos índices de 2010, ano difícil para a economia como um todo”, avalia Jay Chou, analista da IDC.
A Lenovo distribuiu 10,3 milhões de computadores no segundo trimestre, ante 9,2 milhões da Acer – queda de 10,1%. Agora, a fabricante chinesa possui 12,2% do mercado, aproximando-se da Dell, que comercializou 10,9 milhões de equipamentos (12,9%). O crescimento tanto desta quanto da líder do setor, a HP – que vendeu 15,2 milhões de PCs (18,1%) – foi inferior ao da rival asiática: 2,8% e 3%, respectivamente.
Fonte: computerworld site

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Feira em SP mostra ventilador sem hélices e aspirador-robô


Foto: (reprodução portal G1)

A grande aposta da Eletrolar Show 2011, feira de eletrodomésticos que acontece em São Paulo, parece ser um ventilador sem hélices, que funciona com o mesmo princípio de uma turbina de avião. O produto foi mostrado no estande de pelo menos quatro fabricantes: a  WAP, conhecida principalmente por suas lavadoras de alta pressão, a Mondial, Mymax e Ventisol.
O grande apelo do produto, além do óbvio design futurista, é a segurança e a facilidade de limpeza. Sem pás ou hélices, não há acúmulo de poeira. Para limpar, basta passar um pano no aro. O preço sugerido ao consumidor ficará entre R$ 260 e R$ 700, dependendo do fabricante.

A Ventisol apresentou, ainda, um ventilador para uso residencial com umidificador. O produto conta com um reservatório d'água de 1,7 litro. O líquido é espalhado em forma de névoa gelada. Para conseguir resfriar a água, ele vem acompanhado de duas garrafinhas com um gel  que deve ser posto no freezer antes do uso. Enquanto uma garrafa está instalada no aparelho, a outra pode ficar gelando.
Foto: (reprodução portal G1)
Aspirador-robô
A Mymax, fabricante de equipamentos de rede e acessórios para PCs, exibiu o Smart Cleaner, um aspirador automático que dispensa a intervenção humana para fazer a limpeza do chão. O aspirador-robô tem autonomia de 40 minutos e ajuste automático para qualquer tipo de piso, carpete, assoalho amadeirado, cerâmica e outros.
Sua escova gira a 300 RPM (rotações por minuto) e consegue alcançar os cantos dos cômodos e também retirar pelos de animais. Com uma lâmpada UV, ainda é capaz de eliminar germes por onde passa. O equipamento chegará ao mercado nas principais lojas do varejo, no segundo semestre, pelo preço sugerido de R$ 400.
Fonte: Portal G1